Fundamentos da HIPNOSE – Conheça Agora Explicações Simples e Claras

Muito se fala em hipnose. No brasil existe uma grande repercussão sobre tal assunto. Grande parte das pessoas não acreditam muito no processo hipnótico e também não entende como e por que essa ciência é utilizada por alguns profissionais. Neste artigo você vai compreender as definições básicas sobre a hipnose de forma simples e clara, sem utilizar palavras técnicas nem muito menos fazer associações a termos científicos complicados. Vou te explicar de onde veio e desde quando a hipnose é utilizada. Ao terminar de ler esse artigo você já terá conhecimento base e ficará por dentro dos fundamentos da hipnose.

vibrant-757820_1280

Desde quando a Hipnose é utilizada pela sociedade ?

Não se pode afirmar exatamente o início e utilização dessa ciência, mas é comprovado através de antigos escritos encontrados que sacerdotes do antigo egito no período antes de cristo já utilizavam o processo hipnótico.

Entendendo um pouco mais…

A palavra “Hipnose” vem do grego “Hypnos” que basicamente significa “Sono”, na própria mitologia grega existia um deus com esse nome. Mas a grande verdade é que não é um processo de “Sono” que ocorre na hipnose. A hipnose modifica o padrão de consciência, o indivíduo que está entrando em um estado de transe focaliza sua atenção por meio de uma indução ou de uma auto-indução. Existe um processo de concentração que intensifica a atividade cerebral, através de um direcionamento de pensamentos que podem gerar sensações e outros fatores.

É um processo bem diferente no qual passamos quando estamos dormindo.

Vamos conhecer agora alguns fenômenos hipnóticos:

  • RAPPORT ( Sintonia com outro indivíduo, conexão )
  • CATALEPSIA ( Ausência de vontade de se mover )
  • DISSOCIAÇÃO ( Sentimento de ser duas pessoas )
  • ANALGESIA ( Não sentir parte do corpo )
  • REGRESSÃO DE IDADE ( Retomar e vivenciar momentos de anos anteriores )

Existe muito mais, você pode estudá-los separadamente se assim achar importante. Aqui no manual da mente nós temos um artigo bem interessante com vídeo sobre o primeiro fenômeno hipnótico listado. O artigo retrata o rapport como a sintonia da comunicação e persuasão você pode se aprofundar nesse tema em questão, pois o mesmo é relevante para quase todas as áreas de atuação profissional.

Para finalizar você precisa entender que existem vários tipos de hipnose, algumas utilizadas para fins terapêuticos como a Hipnose Ericksoniana e outras para demonstrações em público como a própria Hipnose Clássica.

Um livro interessante para que você se apronfunde no que foi lido até aqui é o Hipnose Ericksoniana: Estratégias para a comunicação efetiva.

Você pode ler este livro e aprender tais conceitos independente da sua área de atuação, o interessante é fazer você se comunicar melhor e consequentemente ter melhores relacionamentos em seu trabalho e até mesmo em casa ou com amigos.

livro-site-207x300

Grande Abraço!

Deixa um comentário aqui em baixo que terei o prazer em responder!

Sucesso!

Sobre Ricardo

Analista Comportamental, Trainer em PNL e Coach

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *